Se você está se aproximando da data prevista para o seu parto e se perguntando se o parto induzido irá acontecer, relaxe, apenas cerca de 5% dos bebês nascem em suas datas previstas.

”Data palpite” seria um nome melhor para usar, uma vez que é realmente isso, um palpite. Eu conheci mulheres que tiveram o parto com 44 semanas e em segurança, outras em que foram poucos dias antes, e outros casos nesse meio. É por isso que é super importante que você tenha um time de trabalho de parto acolhedor, que não irá te forçar a indução na sua data prevista de parto ou até mesmo antes, a menos que seja uma necessidade médica verdadeira.

Na verdade, em resposta ao aumento acentuado de partos induzidos realizados cedo, nos Estados Unidos, a Universidade Americana de Obstetras e Ginecologistas (universidade The College) e a Sociedade de Medicina Maternal-Fetal (SMFM) enfatiza sua posição contra partos antes das  39 semanas, ao menos que haja uma indicação médica válida, por conta das riscos de saúde aos bebês e às mães. Além disso, por terem suspeita do nascimento de um bebê muito grande, que pode ser muitas vezes a razão para a indução, realizar o parto antes das 39 semanas não é uma razão médica, de acordo com suas recomendações.

”Bebês que nascem entre as 39 semanas e 0 dias, e 40 semanas e 6 dias, são, agora, considerados ”a termo” e têm melhores resultados de saúde, comparado a bebês nascidos antes ou depois desse período”, diz Dr. Eyer, da universidade The College.  Bebês que nascem em 41 semanas são considerados ”termos tardios”, e além disso, pós-termo.

A maioria dos profissionais vão começar a monitorar você e o bebê nas 41 semanas, quando os riscos podem começar a aumentar para algumas mamães e bebês. Quando você chegar nas 42 semanas e além, a maioria dos médicos irão realizar um parto induzido médico, mas saiba que há alternativas. Na verdade, muitas parteiras irão sugerir alternativas efetivas de trabalho de parto induzido.

Antes de observarmos essas opções, saiba que eu não sou médico ou profissional de saúde. É importante que você fale com seu médico ou parteira antes de tentar qualquer um destes métodos, pela sua saúde e de seu bebê.

Métodos de indução naturais baseados em evidências

Há métodos de partos naturais induzidos que são apoiados pela ciência. Vamos conhecê-los…

1. Faça sexo! Muito!

Muitas mulheres têm sucesso com o parto natural induzido fazendo sexo. Isso acontece porque o sêmen possui prostaglandinas, os mesmos compostos semelhantes a hormônios que são encontrados em medicações de indução de trabalho de parto, tal como o Cervidil. O segredo para fazer com o que o sexo induza o parto é fazer sexo, muito. Com essa indução de trabalho de parto natural, pense que ”três vezes é o suficiente”. Supõe-se que três ejaculações contêm a mesma quantidade de prostaglandinas como o Cervidil. Eu não pude achar um estudo para fundamentar isso, mas é fato muito conhecido que o sêmen contêm prostaglandinas. Cervidil, afinal, é feito de sêmen animal (talvez de porco) e isso faz sentido, uma vez seu principal ingrediente é a dinopostrona, uma prostaglandina natural. Eu prefiro muito mais o humano. Mesmo que seja, talvez, mais sexo que você gostaria de ter em 40 semanas de gravidez, isso certamente vence as alternativas de Cervidil e Pitocina, que podem gerar efeitos como ruptura de membranas, aflição fetal e mais contrações dolorosas.

2. Estimulação de Mamilo

A estimulação do mamilo pode realmente funcionar para o parto induzido ou para estimular um parto mais parado ou lento. O melhor jeito de fazer isso é estimulando todo o seio, não apenas os mamilos. Uma massagem com ritmo lento dos seios atrás da aureola é a melhor técnica para tanto a indução tanto para a dor da mãe e amaciar os mamilos. Você pode fazer sozinha ou ter um(a) parceiro(a) para dar auxiliar. Pode ser a última vez que cuidam dos seus seios, caso você pretenda amamentar 🙂 Algumas mamães podem tentar usar uma bomba de leite, mas isso não é necessário. Continue com a estimulação manual e economize a bomba para o trabalho de parto, caso você precise.

3. Óleo de prímula noturno

Até mesmo o óleo de prímula (onde comprar) contêm prostaglandinas, que ajudam a amadurecer o colo do útero, para o parto acontecer. No entanto, há alguns estudos limitados na eficácia e segurança desse óleo noturno. Eu sei que muitas mães que usam aceleram seus partos. Esse óleo deve ser considerado o último meio, porque pode ter alguns riscos. O óleo de prímula noturno pode, na verdade, fazer com que o trabalho de parto dure algumas horas a mais quando aplicado na vagina ou causar alguma ruptura prematura de membranas, o que significa que sua bolsa de água pode se romper antes das contrações começarem.

4. Óleo de Rícino/Castor

O óleo de rícino/castor oil é uma ferramenta clássica de indução. Eu conheço incontáveis mães que usaram esse óleo estimulante para começar seus partos. Esse método deveria também ser usado com cautela e somente com a aprovação de seu médico ou parteira. Este óleo faz com que o intestino comece a contrair, que pode estimular o útero a se contrair. Muitas mães usaram esse velho conto das esposas com grande sucesso e sem outras intervenções. No entanto, saiba que contrações intestinais causam terríveis diarreias, que pode ser desconfortável na pior das hipóteses e causar desidratação. Se você e sua equipe de parto decidirem usar esse método, certifique-se de beber pelo menos 16 gramas de água de coco para dar suporte à hidratação e a níveis saudáveis de eletrolitos. Esse óleo não tem o melhor sabor, então misture uma colher de sopa em um grande ou suave copo de suco de laranja.

5. Chá de folhas de frutas vermelhas

Ótimo para a tonificação uterina durante a gravidez, o chá de folhas de frutas vermelhas também pode ajudar com o parto induzido natural. Este chá fortalece as paredes uterinas e pélvicas, quando gastadas durante a gravidez. É por causa de seus efeitos estimulantes a maioria das parteiras não recomendam beber até o segundo trimestre. Para a indução de parto, você deve aumentar sua dose de chá para ajudar a impulsionar o parto. Quando eu estava grávida de Paloma, na minha última semana, eu bebi um quarto de chá de folhas de fruta vermelhas duplo. Demorou dois dias para o meu parto começar. Esse chá definitivamente ajudou e eu tive um parto super rápido! Para fazer uma dose de bebida dupla, pegue um quarto de água filtrada para ferver. Adicione uma xícara de folha de framboesa vermelha e deixe ferver por 20-30 minutos. Beba durante o dia para a indução de trabalho natural.

6. Descolamento de membranas

Descolamento de membranas é um processo médico que o doutor separa o saco amniótico do colo do útero, liberando as prostaglandinas que podem pular para começar o trabalho de parto. Uma estimativa de 1 de 8 mulheres vão para o trabalho de parto dentro de 48 horas depois do processo. Porém, o risco desse processo é que pode romper suas membranas ou quebrar sua bolsa d’água imediatamente ou dentro de dias. Isso pode ser problemático, caso suas contrações não tiverem começado pouco tempo depois. Você também pode sentir sangramento vaginal ou cólicas em seguida.

7. Tâmaras

Eu escrevi sobre as tâmaras antes da gravidez, então não deixe de ler esse post. Basta dizer que há um pequeno estudo que encontrou mulheres que consumiram 6 tâmaras por dia antes de suas datas previstas para o parto. As mulheres que consumiram as tâmaras tiveram uma dilatação cervical significantemente maior, membranas intactas e trabalhos de parto espontâneos. O uso da ocitocina foi muito baixo em mulheres que consumiram tâmaras, e a duração média de seus primeiros trabalhos de parto foi menor. Como o estudo conclui: ”A consumação de tâmaras durante 4 semanas antes do trabalho de parto reduziu significantemente a precisão de indução e o aumento do parto, e produziu partos mais favoráveis, mas não significativos.” Bom, eu diria que vale a pena tentar! Essas são uma das minhas maneiras favoritas de comer tâmaras. Essa receita também é deliciosa e a aveia ajuda a impulsionar a produção de leite.

Métodos anedóticos de indução natural

Aqui está algumas maneiras para induzir o trabalho de parto que podem não ser apoiadas pela ciência, mas parece funcionar para muitas mamães. Qualquer uma que tenha dado a luz (e muitas que tenham presenciado isso), sabem que um dos maiores fatores de ter um parto natural é que a mãe esteja relaxada, com a mente livre e psicologicamente pronta para o trabalho de parto. Aqui estão algumas dessas ótimas ferramentas para lhe ajudar.

1. Seja paparicada

Ser paparicada é uma ótima maneira de relaxar e centrar antes do bebê chegar. É claro, uma massagem pré-natal é maravilhosa, mas você pode querer se concentrar nos pés, que têm alguns pontos de gatilhos especiais que podem induzir o parto (mais sobre isso depois). Massagem nos pés, reflexologia ou apenas uma pedicure podem ser úteis; você se sentirá ótima! Talvez você não tenha tempo para isso depois que o bebê chegar, então aproveite o tempo livre.

2. Relaxamento guiado

Calmantes, meditações guiadas e respiração profunda podem fazer coisas incríveis para fazer seu corpo ficar relaxado e pronto para dar boas vindas ao bebê. Pensamentos de medo e preocupação podem liberar adrenalina e outros hormônios de estresse bloqueiam o processo do trabalho de parto.

3. Nutrição

Siga sua dieta de gravidez perfeita e tenha certeza de estar sempre hidratada. O trabalho de parto é um trabalho difícil e você precisará de apoio para conseguir. Embora isso não possa acelerar seu trabalho de parto, ajudará a fazer você se sentir forte, preparada e calma para quando o trabalho de parto começar.

4. Exercício

Exercícios moderados é fantástico durante a gravidez e algumas mulheres tiveram sorte induzindo seus partos por meio de caminhadas, andando de bicicleta, nadando ou fazendo outro exercício. Eu sei que há mães que só de nadar no mar ou andar no shopping, o trabalho de parto já começa. Por meio da movimentação de seu corpo, nós podemos ajudar o bebê a se acomodar em sua posição de trabalho e abrir a pélvis para um nascimento mais rápida. O segredo é não exagerar. Você não quer ficar exausta quando o trabalho de parto começar.

5. Acupuntura, acupressão e quiropraxia

Além de estar mentalmente preparada, você e seu bebê precisam estar fisicamente prontos, e a acupuntura, acupressão e quiropraxia podem ajudar. Há algumas informações que mostram que a acupuntura pode ser fortemente benéfica na indução do parto, mas não há muitos estudos confiáveis sobre esse tópico. No entanto, acupuntura e acupressão têm sido usadas por muitos anos para estimular o trabalho de parto e muitas mulheres afirmam isso. Aqui está um ótimo guia visual para acupressão. A ideia é que a acupuntura e acupressão ajudam a desbloquear qualquer energia estagnada, que pode ajudar o bebê a se fixar na posição certa. Especificamente, os pontos da acupuntura para induzir o parto são nos pés, mãos e costas, e eles estimulam o sistema tireodidano, digestivo e reprodutivo. A mesma ideia está por trás das técnicas de indução quiropráticas. Ao abrir e equilibrar sua pélvis através de ajuste quiroprático, seu bebê pode se acomodar em uma ótima e profunda posição e estimular seu corpo para começar o trabalho de parto. Ache um/a acupunturista de grávidas amigável através deste banco de dados ou um quiropraxista deste. Você também pode pesquisar operadora de seguros ou entrar em contato com um grupo de mães locais para recomendações.

6. Abacaxi

A bromelaína no abacaxi e em outras frutas tropicais são conhecidas por induzir o trabalho de parto, estimulando o útero. Alternativamente, pode ser apenas a estimulação intestinal ao comer grandes quantidades de abacaxi que faz com que o trabalho de parto comece. De qualquer forma, esse é um jeito delicioso de induzir o parto naturalmente.

7. Alimentos picantes

Algumas mamães que comidas picantes estimulam a indução de parto. O alimento picante age de uma forma similar ao óleo de rícino, com sua estimulação intestinal, que por sua vez pode iniciar o trabalho de parto. Comidas picantes podem causar indigestão, então tenha em mente isso, se considerar esta opção.

8. Homeopáticos

Geralmente consideram os homeopáticos seguros durante a gravidez, por serem naturalmente suaves com sua baixa diluição e remédios de apoio ao corpo. Alguns remédios homeopáticos comuns que são usados para induzir o trabalho de parto são a Pulsatilla 200C onde comprar), Caullophyllyum 200c (onde comprar) e Cimicifuga 200C (onde comprar). Algumas parteiras recomendam alternar todos os três em todos os 3 dias até o trabalho de parto começar. Consulte sua parteira para saber a dosagem. Para mais informações sobre remédios homeopáticos durante a gravidez e o trabalho de parto, confira os livros de Medicamentos Homeopáticos para Gravidez e Parto de Richard Moskowitz, e Homeopatia para Gravidez, Nascimento e seu primeiro ano do bebê de Miranda Castro.

E se eu passar da minha data prevista para o parto? Eu preciso ser induzida?

Absolutamente não! Você tem o direito de recusar qualquer coisa que você não está confortável a fazer, e isso inclui a indução.

 40 semanas – métodos naturais de indução

Nas 40 semanas de gestação, não há evidências que sugerem que a indução de parto é necessária é uma gravidez saudável. E se lembre, a data que você dá a luz é determinada por uma série de fatores incluindo a duração média de gravidez em sua família. Além disso, deve-se observar se sua data prevista para o parto foi calculada corretamente. Seu bebê e seu corpo são os únicos a iniciarem o trabalho de parto, e geralmente sabem quando estão prontos.

 41 semanas – métodos naturais de indução

Não há razão para considerar a indução de parto em uma gravidez saudável, antes das 41 semanas, e você talvez possa querer esperar até mais antes de tentar qualquer um desses métodos. Se você escolher continuar sua gravidez após as 41 semanas sem tentar a indução, você terá que ser monitorada mais de perto.

 42 semanas – métodos de indução natural

Até mesmo a indução natural é ainda uma indução e aumenta a chance de outras outras intervenções. Se a mãe e o bebê são saudáveis,  é perfeitamente razoável e baseado em evidência dar a luz às 42 semanas de gravidez. Algumas pessoas se sentem confortáveis ao irem além das 42 semanas com monitoramento mais frequente incluso:

  • CTG: cardiocotografia (monitora a frequência cardíaca do bebê)
  • PBF: ultrassom para verificar o perfil-biofísico do bebê

O PBF acompanhará o movimento do bebê, o tônus muscular, a taxa de respiração e os níveis de líquido amniótico. Alguns obstetras insistem no parto induzido por causa do baixo nível de fluídos, embora não haja evidências que induzir o parto por baixo fluídos isolados a termo tenha algum impacto benéfico sobre a mãe e o bebê. Para evitar baixo nível de fluídos, beba cerca de 1.5-2 litros de fluídos por dia. Se o fluído estiver baixo, é recomendável que você beba 2-2.5 litros de fluídos e retornar no dia seguinte para verificar novamente, no entanto, muitos médicos não aconselham isso, então pergunte antes. Ir além de 42 semanas de gestação tem seus riscos, se você não precisa de indução, não se preocupe. Você ainda pode ter um parto vaginal incrível e natural. Muitas mães tiveram suas membranas descoladas, usaram prostaglandinas (Cervidil) e até mesmo Pitocina, e tiveram um parto natural e tranquilo, sem outras intervenções. É importante ter certeza que seu índice de bishop não esteja baixo. Você precisa que esteja 8 ou mais, se você não estiver usando um agente de amadurecimento do colo do útero e/ou 6 ou maior, se você estiver.

Como outras mamães realizaram o parto induzido naturalmente

Eu perguntei às mães do meu Facebook se elas tiveram parto induzido naturalmente, e aqui está algumas respostas:

  • Minha bolsa rompeu, mas as contrações não começaram. Eu fui para a acupuntura aquela noite, e duas horas depois eu tive um ótimo ritmo constante de contrações! – Jill B.  
  •  Pontos de pressão de massagem, sexo, caminhada. – Norma O.  
  • Eu massageava os pontos de pressão dos meus pés e ao redor dos meus tornozelos, que devem ajudar a induzir o parto. Eu entrei em trabalho de parto à noite, que foi uma semana antes da minha data prevista para o parto! Eu também comecei a tomar 1 xícara de chá de folhas de frutas vermelhas diariamente, às 32 semanas, e lentamente, aumentei para 4 xícaras na época que eu já estava a termo. – Jennifer B. 
  • Uma amiga me contou que ela teria lido algo sobre comer abacaxi poderia impulsionar a começar o trabalho de parto. Sem pensar, eu comi quase um abacaxi inteiro e no dia seguinte eu entrei em trabalho de parto naquela noite – uma semana antes.- Stephanie N.
  • Sem querer me alongar, mas com meus dos partos eu tentei de tudo – comidas picantes e abacaxi,
    até mesmo esfregar o chão fortemente… Mas ambas as vezes o truque foi ter relações sexuais com meu marido e esperar ele ejacular… Há estudos que provam que o sêmen afina a parede do colo do útero! Eu entrei em trabalho de parto em menos de 12 horas depois das sessões de brincadeira.  – Lisa S. 
  • Primeiro bebê: 3 dias depois da minha data provável para o parto, eu induzi naturalmente com o óleo de prímula noturna (oralmente e vaginal) e óleo de rícino; entrei em trabalho de parto naquele dia! – Sarah L.
  •  Acupuntura! Fui para a minha consulta com contrações muito leves e irregulares, e saí de lá com trabalho de parto ativo, as contrações com 6 minutos de intervalo. Eu tive o bebê 10 horas depois – Sherri M. 
  • Eu trabalhei no dia dos meus partos (durante a gravidez). Também fiz sexo. . – Susan B.
  • Acupuntura, quiropraxia e bombeamento nos seios. – Angela G.

E você?

Seu parto foi induzido? Você tentou algum remédio natural? O que funcionou para você? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Referências:

  • http://www.acog.org/About-ACOG/News-Room/News-Releases/2013/Ob-Gyns-Redefine-Meaning-of-Term-Pregnancy
  • https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21280989
  • http://www.uofmhealth.org/health-library/hn-2048000
  • http://www.cjcp.ca/pdf/CJCP07031ReviewF_e66-e73.pdf
  • http://www.postandcourier.com/article/20130806/PC1211/130809696

SaveSave